A Força do Destino, o filme

Ano: 1982. Cine Capri, em Araraquara, exibia o filme “A Força do Destino”, uma produção norte-americana que lançava para o cinema mundial Richard Gere, Debra Winger, David Keith e Louis Gasset Jr., vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Este foi o meu primeiro filme numa sala de cinema. Eram duas sessões exibidas à noite. Cheguei para a segunda sessão numa sensação de ansiedade que se misturava com aquele mundo ainda glamoroso das salas de cinema – com pipocas, coca-cola & lanterninha.

O Cine Capri era o melhor cinema da cidade – dividido em duas partes: inferior e superior comportava mais de 800 poltronas. A cidade tinha ainda os cines Veneza, Coral e Plaza.

A Década de 80 foi marcante para cinema, um período de transição que começava a dar sinal de que sua história estava mudando. As salas já não lotavam mais como nos Anos 70. Como disse o visionário Lorde Cigano, personagem de José Wilker, numa das cenas do filme “Bye, Bye Brasil”, dirigido por Cacá Diegues: “Aqui (em Manaus) ‘tá’ cheio de espinha de peixe”, uma alusão às antenas de televisão.

Voltemos ao filme! Lançado em julho de 1982 nos Estados Unidos e exibido no Brasil no final do mesmo ano, sua história, escrita por Douglas Day Stewart e Taylor Hackford (que assinou a direção do longa-metragem), mostra o conflito de um candidato oficial da marinha, Richard Gere, com o sargento e instrutor, Louis Gasset Jr.

Uma belíssima história, um drama que ficou marcado não só pelo roteiro e produção. A música tema “Up Where We Belong”, do cantor britânico Joe Cocker, também vencedora do Oscar, deu um toque especial ao filme, eternizando-o na história do cinema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s