A história por traz da foto

Qual a arma mais poderosa do mundo? Se esta pergunta fosse feita para um simples mortal, com certeza, ele citaria centenas de sugestões e modelos de armamentos bélicos. Mas, para o fotógrafo norte-americano Eddie Adams – vencedor do Prêmio Pulitzer e que cobriu várias guerras, entre elas a do Vietnã – a resposta seria outra.

Na foto abaixo, tirada por ele em 1967, mudou sua vida por completo e mudou o rumo de Guerra do Vietnã. A foto mostra uma situação desesperadora do vietnamita diante de seu algoz.

Veja o que Adams esclarece sobre a foto: “duas pessoas morreram nessa fotografia: o recebedor da bala e o general Nguyen Ngoc Loan. O general matou o vietcongue. Eu matei o general com minha câmera. O que você faria se fosse o general naquela época e lugar, naquele dia quente e você pegasse o chamado bandido depois que ele explodisse um, dois ou três pessoas, família inteira? (…) Essa foto realmente estragou sua vida. Ele nunca me culpou. Ele me disse que se eu não tivesse tirado a foto, alguém teria feito, mas me sinto mal por ele e sua família há muito tempo. Enviei flores quando soube que ele havia morrido e escrevi: “Sinto muito; há lágrimas em meus olhos”.

Adams (morreu em 19 de setembro de 2004, aos 71 anos) disse ainda: “as fotografias são as armas mais poderosas do mundo. As pessoas acreditam nelas; mas as fotografias mentem, mesmo sem manipulação. São apenas meias-verdades…”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s