A icônica foto do Rockefeller Center

Se hoje, na era das “selfies”, pessoas arriscam a própria vida para fazer fotos impactantes, imagine isso em 20 de setembro de 1932? É a que a foto desta matéria registra. Nela, 11 trabalhadores estão sentados almoçando felizes sentados numa viga balançando durante a construção do Rockefeller Center, um dos mais conhecidos prédios de Nova York, numa altura de 256 metros, no 69º andar.

Embora, ao observar ao foto, dá a sensação de montagem, ela é real. O contraponto é que não foi uma foto espontânea, e sim, uma foto montada e que. Posteriormente, algumas autoridades em fotografia e estudos iconográficos, como Ken Johnston — diretor de fotografia da agência Corbis —, atestaram a autenticidade da imagem famosa.

Golpe de marketing

Mas qual a razão de se fazer uma foto montada que colocava em risco a segurança do trabalhador? Uma das explicações é que a foto se baseia no fato de que, à época, em meio à Grande Depressão, havia pouquíssima oferta de trabalho. Exatamente por isso as pessoas acabavam aceitando qualquer trabalho, mesmo que não fosse plenamente seguro, ou fosse desprovido de fiscalização e dispositivos de segurança.

A explicação mais provável foi descoberta 70 anos depois. Historiadores descobriram que a cena foi montada e que tudo não passou de um excelente golpe de marketing promovido pelo pessoal do Rockefeller Center para divulgar a construção do prédio da RCA.

Outras fotos foram feitas no mesmo dia mostram os trabalhadores em posições diferentes. E tudo acabou virando um Documentário intitulado “Men At Lunch” (Homens no Almoço), que foi exibido durante o TIFF Festival em setembro de 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s